Universidade de Aveiro, Portugal

21, 22 e 23 de outubro de 2020

Rita Paulos: conferencista convidada

07/07/2020, 10:42

Licenciada em Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Mestre em Estudos Culturais e Teoria Crítica, pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, com dissertação em estudos de género.

Especialista na área da igualdade de género, incluindo questões ligadas à orientação sexual e identidade ou expressão de género, com particular incidência nas áreas da educação, da juventude, do apoio comunitário e do mainstreaming em organizações públicas e privadas, nas quais tem mais de quinze anos de experiência. 

Possui formação profissional certificada para Técnica de Apoio à Vítima (TAV), em Violência Doméstica: Prevenção da Vitimização e Revitimização e em Violência Doméstica entre Casais do Mesmo Sexo. Trabalhou no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e na Federação Nacional das Associações Juvenis.

Fundadora e ex-dirigente da Rede Ex Aequo (Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Apoiantes) com atuação no apoio à juventude em várias regiões de Portugal. É também fundadora e diretora da Casa Qui (Associação de Solidariedade Social – IPSS), que atua na área da ação social, da saúde e da educação na temática da orientação sexual, identidade ou expressão de gênero. A Casa Qui trabalha no apoio à juventude vítima de violência por razão da sua orientação sexual e/ou identidade ou expressão de género na família e/ou na escola e a vítimas de violência doméstica ou no namoro em casais do mesmo sexo.