Universidade de Aveiro, Portugal

21, 22 e 23 de outubro de 2020

Chamada de Trabalhos

VII Congresso Internacional em Estudos Culturais

Performatividades de Género na Democracia Ameaçada

r

COVID19

Informamos que a Comissão Organizadora tem acompanhado de perto a evolução dos acontecimentos e encontra-se a avaliar de forma permanente o modo como a COVID19 pode vir a afetar o nosso evento.
Reforçamos ainda que até a presente data, o CIEC7 continua marcado para os dias 21, 22 e 23 de outubro de 2020, na Universidade de Aveiro – Portugal.

Encontra-se aberto, de 21 de fevereiro a 31 de março 15 de maio de 2020, o período de submissão propostas de apresentação de trabalhos e performances para o VII Congresso Internacional em Estudos Culturais, que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2020, no Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da Universidade de Aveiro, em Portugal. O evento é uma organização do Grupo Género e Performance (GECE) do Centro de Línguas Literaturas e Culturas (CLLC) e do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro (Portugal).



1. Performatividades de Género na Democracia Ameaçada

No VII Congresso Internacional em Estudos Culturais voltamos ao debate das questões de género. Nesta edição pretendemos indagar a materialidade política, económica, social e histórica que as questões de género e as suas performatividades convocam e articulam em tempos de democracia ameaçada.

2. Organização das sessões

O VII Congresso Internacional em Estudos Culturais – Performatividades de Género na Democracia Ameaçada acolhe três modalidades de apresentações: 

2.1 – Conferências

As conferências serão proferidas por convidados cujas trajetórias como investigador, ativista e/ou artista sejam notoriamente reconhecidas nacional e internacionalmente.

2.2 – Comunicações e Performances

As nossas sessões paralelas incluirão a apresentação de trabalhos e performances. Cada sessão será organizada em torno de um tema e composta por até 5 trabalhos que o abordarão a partir de diferentes perspetivas, e juntará investigadores, ativistas e artistas na discussão. Pretendemos que o encadeamento dos trabalhos permita debates ricos e aproxime autores e público na discussão.

O tempo máximo pretendido para cada apresentação será de 10 minutos, seguindo-se um período de discussão mais alargado. O modelo de cada apresentação fica a cargo de cada participante, sendo incentivada a criatividade e a multiplicidade de formatos. 

A organização do Congresso desafia ainda os participantes a encontrarem formatos alternativos ao já desgastado uso de PowerPoint e adverte que a disponibilidade destes equipamentos será limitada. Para o melhor andamento dos trabalhos, sugerimos a todos que usem os seus próprios computadores portáteis.

As propostas para performance serão avaliadas também quanto à sua exequibilidade, dadas as condições estruturais do espaço disponível para o evento. Todos os formatos são bem-vindos, mas adaptações talvez sejam necessárias. Em caso de dúvida entre em contato com a organização.

3. Tópicos temáticos

Sugerimos aqui algumas temáticas, mas não encerramos nelas o escopo do VII Congresso Internacional em Estudos Culturais, ficando livres os autores para contribuir com outras propostas:

  • Género, entre o real e o virtual nos espaços (in)formais: censura, discursos de ódio nos media e o capitalismo tecnológico;
  • Performances sociais de género: patriarcado, construção das masculinidades e corpos nos espaços público e privado generificados;
  • Corpos dissidentes, tecnocorpos, transhumanos e pós-humanos: resistências políticas produzidas pelo e no corpo;
  • Feminismos e Dissidências: raça/etnia e interseccionalidade, ciberfeminismos e ecofeminismo;
  • Corpos, Economia do Sexo e Saúde: direitos, prazeres, autonomias e violências;
  • Políticas públicas, género, sexualidade e agenciamento no contexto educacional: formação de professores, educação sexual e cidadania como resistências e estratégias de não normalização.

4. Diretrizes gerais

4.1 Submissão de resumos

Podem ser submetidos resumos de trabalhos e performances com até 4 (quatro) coautores. As propostas devem ser enviadas num dos dois idiomas oficiais do evento, português e inglês, e apresentar os seguintes elementos: título; resumo de até 600 palavras; até 5 palavras-chave; autores; filiação institucional; forma de apresentação. Cada autor poderá apresentar no máximo 3 trabalhos.

A data limite para a receção de resumos é até ao dia 31 de março 15 de maio. O resumo deverá ser enviado pela plataforma Easy Chair (https://easychair.org/cfp/ciec7). O resultado da avaliação feita pela Comissão Científica será comunicado, por e-mail, a partir do dia 15 de abril 15 de maio.

4.2 Submissão de trabalhos completos

Os textos completos dos trabalhos académicos aceites deverão ser submetidos até ao dia 31 de maio 31 de agosto. É obrigatória a submissão destes trabalhos nas duas línguas oficiais do congresso: português e inglês. É nossa intenção garantir assim a maior difusão internacional possível.

4.3 Regras para formatação de texto e apresentação de trabalhos 

As comunicações serão agrupadas pela comissão organizadora, tanto quanto possível, em torno do tema indicado no ato da submissão. As atas com os resumos das performances e os textos aceites estarão disponíveis online no site do congresso, podendo ser consultadas no momento da comunicação.

Os textos completos devem ser enviados nos dois idiomas oficiais do evento, num único ficheiro. Devem ter entre 8 e 10 páginas; fonte: Geórgia, 11 pto. (corpo), 10 pto. (citações), 9 pto. (notas de rodapé); espaçamento 1,5 (corpo), 1,0 (citações e notas de rodapé); parágrafo: 10 pto; referências no final. Veja o modelo para formatação de texto aqui.

5. Publicação

As atas do congresso serão publicadas online em dois volumes, um para cada idioma oficial, com ISBNs diferentes. Todos os resumos das performances e textos completos dos trabalhos aceites, e enviados dentro do prazo estabelecido, estarão disponíveis nesta publicação online.

Em 2021 prevê-se a publicação, em papel, de um livro com a seleção dos melhores trabalhos apresentados durante congresso.