Universidade de Aveiro, Portugal

21, 22 e 23 de outubro de 2020

José Soeiro: conferencista convidado

09/06/2020, 10:23

Foto: Paula Nunes

Sociólogo, ativista e deputado à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda. Licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez o Doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na área da Sociologia, sobre transformações no trabalho e mobilizações de precários em Portugal. Atualmente, é Coordenador da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social.

Trabalhou como animador de oficinas de expressão e foi bolseiro de Investigação Científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Enquanto ativista do Teatro do Oprimido, participou em diferentes coletivos, projetos e oficinas em Portugal, Espanha, Croácia, Noruega, Alemanha e Estados Unidos da América. É um dos fundadores do Óprima! – Encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo. 

Além das suas crónicas semanais para o jornal Expresso online, publicou, entre outros, Não Acredite em Tudo o que Pensa – Mitos do Senso Comum na Era da Austeridade, em coautoria com Miguel Cardina e Nuno Serra (Tinta-da-China, 2013), A Falácia do Empreendedorismo, em coautoria comAdriano Campos (Bertrand Editora, 2016) e Esquerda Radical, em coautoria com Miguel Cardina, publicado no livro Ideologias Políticas Contemporâneas (Rosas & Ferreira, Almedina, 2013).