Universidade de Aveiro, Portugal

21, 22 e 23 de outubro de 2020

Sara Wagner York: conferencista convidada

16/06/2020, 10:12

Mulher trans, travesti, professora, investigadora, pai, avó, coreógrafa, cabeleireira, maquiadora, pedagoga. Múltipla e subversiva. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Brasil, com a dissertação intitulada Tia, você é homem? Trans da/na Educação: Des(a)fiando “Cistemas” e Ocupando a Pós-Graduação que investigou as políticas de quotas para transsexuais e travestis nos programas de pós-graduação brasileiros.

Membra do Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde, da UERJ. Ativista pelos direitos LGBTQI+, faz parte da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) no Brasil.

Foi voluntária na ONG Britânica Sahir House, no Reino Unido, que atua em ações de inclusão de refugiados oriundos do Médio Oriente e de África. Foi premiada, em 2017, com a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá pelos trabalhos científicos por ela desenvolvidos na instituição e pela sua atuação junto à comunidade.

É coeditora do livro Corpos transgressores: políticas de resistência. É, igualmente, autora de capítulos e artigos científicos, debruçando-se, especialmente, sobre a vivência transsexual e travesti e a sua relação com a educação. A sua investigação centra-se atualmente nos movimentos transsexual e intersexo no campo da educação e da formação educacional.