Universidade de Aveiro, Portugal

21, 22 e 23 de outubro de 2020

Clara Sottomayor: conferencista convidada

02/05/2020, 22:53

(Foto: Rui Oliveira/Global Imagens)

Doutorada em Direito Civil pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto, onde lecionou durante 23 anos disciplinas como Direito da Família, Direito das Crianças, Direito Civil, entre outras. Em 2012, com 48 anos, por meio de um concurso público, tornou-se na Juíza Conselheira mais nova do Supremo Tribunal de Justiça e em 2016 foi nomeada Juíza do Tribunal Constitucional pela Assembleia da República, cargo ao qual renunciou em 2019. 

É sócia fundadora da Associação Projeto Criar e da Associação Dignidade, sócia honorária da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e colabora, assiduamente, com associações de direitos das mulheres como a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV). 

Orgulha-se de ter sido sempre conhecida por abraçar a luta contra todas as formas de violência de género e de abuso sexual de crianças e de ser uma acérrima defensora da igualdade de género, que considera uma questão da justiça, e em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Ângelo de Almeida Ribeiro, pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, pelo trabalho desenvolvido nestas matérias.